O setor de comércio e serviços é um dos indutores da economia local
- Jornal Informativo Regional
- 11 de mar. de 2015
- 3 min de leitura

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Soledade tem procurado servir de instrumento aos seus cerca de 200 lojistas associados. “Nossa preocupação permanente tem sido a de instrumentalizar os associados para que alavanquem seus negócios” - assinala Moacir Lodi, presidente da CDL, o qual lidera grupo muito unido, que há alguns anos esta à frente da entidade.
Entre as ações realizadas nos últimos anos pela CDL, destacam-se cursos e palestras com consultores e palestrantes reconhecidos e de credibilidade e parceria com a APROSOL, na realização da Exposol. Recentemente, após ter liderado movimento com participação de outras organizações e, inclusive, o setor público, a CDL comemorou a grande parceria estabelecida com o SEBRAE/RS, que culminou com a instalação no município de um Ponto de Atendimento desta organização em Soledade, em espaço junto a sua a sede. O PA SEBRAE/RS tem se constituído em grande parceiro dos empreendedores de todos os segmentos e do setor público, via cursos e assessorias qualificados, disponibilizadas para os soledadenses e de toda a microrregião. “Outra ação importante que tem recebido atenção especial tem sido a participação de nossos associados em seminários e convenções, tanto em nível estadual como nacional, via de regra, com o apoio da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio Grande do Sul, o que tem permitido aos associados a oportunidade para intercâmbio e o conhecimento de outras realidades, sempre ligadas aos nossos negócios” - refere Moacir, chamando a atenção, também, para os tradicionais serviços de SPC e Serasa, qualificada ferramenta de crédito para lojistas associados.
Questionado a respeito da condição de “Polo Regional” atribuída a Soledade, o presidente da CDL destaca a necessidade de que um conjunto de ações públicas e privadas sejam desencadeadas, para consolidar a posição de polo, o que pode e deve ser feito com uma série de fatores e ações que vão desde a oferta de produtos e serviços qualificados e com preços competitivos, bom nível de atendimento e promoções que atraiam o público consumidor da grande região. “ Penso que o estabelecimento de um calendário de eventos e promoções periódicas seria importante para o fomento às vendas no comércio local, atraindo consumidores” - observa Moacir. Outra situação que, na sua leitura , deve provocar uma reflexão local é o fato de existir uma importante fuga de consumidores para compras fora do município, especialmente por parte daqueles que detêm maior poder aquisitivo, embora nossos lojistas tenham a preocupação constante com a oferta de produtos diversificados, de qualidade, e com preços competitivos.
Convidado a falar sobre o processo de desenvolvimento de Soledade, o presidente da CDL declara entender que possa ser mais célere, na medida em que houver, além do fomento, ações públicas e privadas permanentemente, sem qualquer conotação partidária, sendo importante que haja movimentação forte voltada ao estabelecimento de um efetivo planejamento estratégico. “Considerando nossa trajetória histórica, precisamos acelerar o desenvolvimento com a promoção da cultura empreendedora e atração de investimentos, sejam internos e/ou externos” – lembra. Cita que, entre as potencialidades locais, além da localização estratégica, mão de obra disponível, entre outros fatores, está a possibilidade de que o comércio e o setor de serviços aproveite o turismo de eventos, que tem crescido em nível local, com grandes realizações. “Nosso setor, comércio e serviços, é um pilar importante da economia local, gerando empregos, renda. Precisa ser reconhecido como um dos segmentos indutores do desenvolvimento, sendo alcançado por políticas e programas públicos que permitam o contínuo crescimento” - finaliza o presidente da CDL.
Комментарии